You are here

Governo afasta plano de transferência de vacinas para farmácias

Em resposta ao deputado Moisés Ferreira, o ministro da Saúde desmentiu a intenção de passar o Plano Nacional de Vacinação para a Associação Nacional de Farmácias.
Ministro da Saúde nega intenção do governo de transferir vacinação para farmárcias. Foto Agência Lusa.
Ministro da Saúde nega intenção do governo de transferir vacinação para farmárcias. Foto Agência Lusa.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse esta quarta-feira na sessão plenária no Parlamento que uma eventual transferência da administração de vacinas para as farmácias "não faz nenhum sentido. Não temos nenhuma intenção de fazer nada disso", afirmou o ministro em resposta ao deputado Moisés Ferreira, desmentindo assim as notícias publicadas esta quarta-feira na imprensa.

O deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira disse no debate parlamentar que transferir a administração de vacinas do Plano Nacional de Vacinação para privados “fragilizaria o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Na resposta, o ministro da Saúde referiu que “nunca passaria pela cabeça” do governo transferir esta competência para as farmácias, pois as vacinas do Plano Nacional de Vacinação exigem elevada especificidade técnica.

Em seguida, Moisés Ferreira congratulou-se com a resposta do ministro da Saúde, dizendo que "aquilo que o Infarmed confirmou foi desmentido hoje. É ótimo tirar isso de cima da mesa, qualquer negociação que tenha existido, ótimo serviço ao SNS", disse.

A reação do ministro da Saúde surge após uma pergunta do Bloco de Esquerda sobre a intenção do governo em estender a vacinação do Plano Nacional de Vacinação para as farmácias.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, já tinha feito declarações à rádio TSF dizendo: “Não vejo a necessidade nem percebo o que está por trás disto". O bastonário lembrou que os centros de saúde estão a funcionar muito bem pelo que não se percebe o motivo para vir dispersar o plano nacional de vacinação estando também contra à medida anunciada pelo Infarmed.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)