You are here

Glifosato vai ser banido na Alemanha

O governo alemão aprovou um programa para a proteção de insetos no qual se inclui uma forte restrição do uso de herbicidas com glifosato a partir de 2020 e mesmo a sua proibição depois de 2023.
Ação contra o glifosato na Alemanha.
Ação contra o glifosato na Alemanha. Foto de campact. Flickr.

Depois de vários revezes nos EUA, na Áustria e na França, pode-se dizer que, desta feita, a derrota da Bayer é em casa. A empresa, que comprou a Monsanto, que fabrica o Roundup, a marca mais conhecida de herbicidas com glifosato, vê o governo do seu país de origem determinado em erradicar o uso deste tipo de substância.

As restrições sistemáticas ao uso do glifosato começarão em 2020. Incluem a proibição de uso de herbicidas com glifosato em jardins privados e em espaços públicos. Na agricultura, o produto passa a ser proibido antes da colheita. Estima-se que, desta forma, haja uma redução de três quartos no consumo destes herbicidas.

Depois, no final de 2023, o produto passar a ser banido. Esta data coincide com o final da autorização concedida pela União Europeia para a comercialização destes herbicidas.

Estas medidas incluem-se num programa de proteção de insetos aprovado esta quarta-feira pelo governo federal alemão. Dele fazem ainda parte, por exemplo, a criação de reservas para insetos e outras medidas de proteção. Os insetos são considerados essenciais para os ecossistemas e para as cadeias alimentares de inúmeras espécies, para além de o serem para a polinização das colheitas agrícolas.

E o glifosato não é o único visado no pacote. Também outros pesticidas e herbicidas serão reduzidos. Este programa terá ainda de ser aprovado no Parlamento, antes de passar à prática.

No passado mês de julho, a Áustria decidiu proibir o uso de glifosato. A França prepara-se para aprovar legislação no sentido de ir limitando a sua utilização até 2023. E há outros países europeus, como a República Checa, a Itália e a Holanda, que restringem fortemente o uso de herbicidas com glifosato.

Termos relacionados Ambiente
(...)