Gerry Adams vai deixar a liderança do Sinn Féin em 2018

O líder histórico dos republicanos irlandeses anunciou também na conferência do partido a sua intenção de não se candidatar às próximas eleições.
Foto Sinn Féin

“Liderar significa saber quando é o tempo para a mudança. E esse tempo é agora”, anunciou Gerry Adams aos militantes do Sinn Féin, reunidos na conferência anual do partido. A próxima conferência irá eleger uma nova liderança, ao fim de mais de três décadas com Gerry Adams como figura central.

Desde 1983, a liderança de Gerry Adams marcou a história da resistência à ocupação britânica na Irlanda do Norte, primeiro durante o conflito armado protagonizado pelo Exército Republicano Irlandês (IRA), enquanto deputado por Belfast, depois na condução do processo de paz que levou à atual partilha do poder entre republicanos e unionistas. Hoje em dia, aos 69 anos, Gerry Adams ocupa o lugar de deputado da oposição no parlamento da Irlanda.

O nome apontado como favorito à sucessão de Adams é o da sua vice-presidente, Mary Lou McDonald. A mudança de líder representará assim também uma transição geracional para alguém cujo passado político não está associado ao período do conflito armado. Caso se confirme a escolha, o Sinn Féin passará a ter duas mulheres na liderança do partido nos dois lados da fronteira, uma vez que Michelle O’Neill já lidera o partido na Irlanda do Norte.

O anúncio de Gerry Adams foi recebido com emoção pela conferência, que entoou de seguida uma canção de resistência com o refrão “bem-vindo a casa”.

“Uma das nossas grandes conquistas foi a construção do processo de paz. Não irei candidatar-me ao parlamento, nem Martin Ferris (um antigo membro do IRA e atual deputado). Esta é também a minha última Ard Fheis (conferência do partido)”, anunciou Gerry Adams, manifestando a sua “inteira confiança nos dirigentes que elegemos este fim de semana e na próxima geração de líderes”.

Termos relacionados Internacional