You are here

Gerhard Schröder nomeado presidente da Rosneft

Gerhard Schröder, ex-chanceler da Alemanha entre 1998 e 2005, foi nomeado presidente da petrolífera estatal russa Rosneft. O convite foi feito pelo governo russo. 
Gerhard Schröder com Vladimir Putin no lançamento do consórcio Nord Stream, em 2011. Foto de Alexey Nikolsky. EPA/Lusa.
Gerhard Schröder com Vladimir Putin no lançamento do consórcio Nord Stream, em 2011. Foto de Alexey Nikolsky. EPA/Lusa.

Gerhard Schröder, ex-chanceler da Alemanha entre 1998 e 2005 e ex-secretário-geral do SPD - da família europeia do partido socialista português -, foi nomeado presidente da petrolífera estatal russa Rosneft. O convite foi feito pelo governo russo, principal acionista da empresa. 

A Alemanha e a Rússia mantêm relações tensas desde a anexação da Crimeia por parte da Rússia em março de 2014. A Rosneft faz parte da lista União Europeia de empresas sujeitas a sanções devido à crise da Crimeia. 

A nomeação aprofunda as relações controversas com Moscovo que Schröder mantém desde os tempos em que liderava o governo alemão, onde estabeleceu uma amizade pessoal com o então recém-nomeado Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin.  

Segundo a BBC, enquanto chanceler, Schröder, foi um defensor da construção de um pipeline entre a Rússia e a Alemanha, a ser construído pelo consórcio Nord Stream. O acordo para esse efeito foi assinado nos últimos dias do seu consulado e, quando deixou o governo alemão, passou diretamente para presidente da Nord Stream. 

Trabalhou por isso de perto com a Gazprom, a segunda maior empresa de energia da Rússia. Em 2016, foi nomeado presidente da Nord Stream 2, uma subsidiária da Gazprom. 

Em agosto deste ano, Schröder defendeu a Rosneft, acusando os críticos alemães de quererem «reacender uma nova guerra fria». «É a maior empresa petrolífera no mundo, com relações importantes com a Alemanha. Não é um braço armado do Kremlin. (…) Eles são acionistas majoritários, mas a BP também é acionista», disse. 

O salário de Schröder como Presidente da Rosneft é desconhecido mas, segundo a Deutsche Welle, costuma rondar os seis milhões de euros por ano. No entanto, Schröder indicou que irá receber cerca de 10% do salário base. 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)