You are here

Fundada primeira associação de apoio a homens vítimas de abuso sexual

Quebrar o Silêncio é a primeira associação fundada em Portugal que se dedica exclusivamente ao apoio de homens e rapazes vítimas de abuso sexual.
Logotipo da associação Quebrar o Silêncio
Logotipo da associação Quebrar o Silêncio

Com sede no centro de Lisboa, surgiu no final de janeiro a primeria associação que presta apoio a homens e jovens que foram ou são abusados sexualmente. A Quebrar o Silêncio é uma associação sem fins lucrativos que promove grupos de apoio, psicoterapia e auxílio entre pares; iniciativas de informação e formação e tenta desconstruir mitos existentes para combater ideias preconcebidas sobre tema.

Nas suas primeiras 24 horas de funcionamento, a Quebrar o Silêncio (facebook aqui) recebeu 6 pedidos de apoio que, no final da primeira semana de atividade, aumentaram para 16. A associação oferece apoio gratuito, confidencial e anónimo, através do e-mail [email protected] ou do número 910 846 589.

A Quebrar o Silêncio integra-se numa rede internacional e colabora com associações do Reino Unido, da Austrália e dos Estados Unidos e, segundo dados divulgados pela associação, um em cada seis homens é vítima de experiências sexuais abusivas antes da maioridade e 20.7% das vítimas menores de abuso sexual são rapazes. Segundo a Quebrar o Silêncio, estes números, apesar de dramáticos, não refletem a realidade, pois a maioria das vítimas não denuncia os seus casos.

“O abuso sexual de homens é tabu e não é falado na sociedade. Queremos iniciar um diálogo saudável e falar sem rodeios sobre o facto de que um homem também pode e também é vítima de abuso sexual”, explica em comunicado Ângelo Fernandes, fundador da associação, que foi vítima de abusos sexuais aos 11 anos.

Termos relacionados Sociedade
(...)