Fórum Precariedade e Desemprego a 16 e 17 de dezembro

Sob o mote “Ninguém Fica para Trás”, a Associação de Combate à Precariedade organiza a quarta edição do seu encontro anual para a cidade do Porto.
Manifestação com pancarta a dizer "Estou farta de ser precária".
Manifestação com pancarta a dizer "Estou farta de ser precária". Foto de Facebook dos Precários Inflexíveis.

O Fórum Precariedade e Desemprego acontece anualmente desde 2013 e este ano, à semelhança do ano anterior, volta a ser realizado na cidade do Porto. A 16 e 17 de dezembro no Contrabando – Espaço Associativo vão-se reunir trabalhadores precários, ativistas e investigadores para debater e “organizar o combate”.

Esta edição do encontro começa na sexta-feira, dia 16, com uma mesa redonda sobre Turismo e as novas relações laborais. “A actividade turística tem crescido muito em Portugal, nomeadamente nas cidades de Lisboa e do Porto. Este crescimento tem trazido consigo uma intensificação do modelo de precariedade laboral associado às novas plataformas electrónicas”, explica a associação, em comunicado.

No sábado, dia 17, de manhã realizar-se-á um workshop sobre Empregos Climáticos, parte da campanha Empregos para o Clima. À tarde terá lugar uma discussão sobre o processo de regularização dos precários do Estado, o tema central do fórum, que lhe dá o mote, “#NinguémFicaParaTrás nem no Estado nem nas leis de combate à precariedade”. O evento do Facebook do encontro pode ser consultado aqui.