You are here

Flashmob no Parlamento Europeu contra o CETA

Dezenas de pessoas interromperam uma sessão organizada pelo lóbi das multinacionais com a participação da comissária europeia Cecilia Malmström, responsável pela negociação do tratado comercial UE/Canadá.
Dezenas cantaram "“Do you hear the people sing” para a comissária que prefere ouvir as multinacionais. Foto Flashmob Stop TTIP.

Entoando a canção “Do you hear the people sing”, do musical “Les Misérables”, o grupo cidadão Flashmob Stop TTIP cruzou-se esta quinta-feira de manhã, pela terceira vez num ano, com a comissária do Comércio. Desta vez, Cecilia Malmström participava numa sessão a favor do CETA, organizada pelo lóbi industrial Business Europe no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Acusando a comissária de preferir dar ouvidos às multinacionais do que os 3.5 milhões de cidadãos europeus que assinaram a iniciativa para travar o TTIP e o CETA, um dos participantes neste flashmob resumiu o motivo da ação: “Viemos aqui lembrá-la que um tratado deste tipo e todas as políticas públicas devem antes de mais ter em conta o interesse dos cidadãos e não o das grandes empresas”.

O grupo chamou ainda a atenção para o impacto que o tratado comercial CETA terá na vida dos europeus, ao pôr em risco as normas sociais, ambientais e sanitárias atualmente em vigor, para além de colocar os Estados numa posição de fraqueza nos casos de conflito com as multinacionais.

 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)