You are here

FIFA promete “medidas adequadas” contra Hungria por insultos racistas

No jogo de qualificação para o Mundial do Qatar, que decorreu na quinta-feira, adeptos húngaros entoaram gritos de macaco a Raheem Sterling e Jude Bellingham e insultos anti-semitas a outros futebolistas visitantes.
Foto de EPA/ZOLTAN MATHE HUNGARY OUT, crédito agência Lusa.

“É completamente inaceitável que jogadores ingleses tenham sofrido abusos racistas na Hungria”, lamentou Boris Johnson, exortando a FIFA a tomar “medidas firmes” contra os responsáveis por forma a “garantir que este tipo de comportamento vergonhoso seja erradicado do jogo para sempre”.

De acordo com o jornal Público, durante o jogo, disputado no Estádio Puskas Arena, em Budapeste, adeptos húngaros entoaram gritos de macaco a Raheem Sterling e Jude Bellingham e dirigiram insultos anti-semitas a outros futebolistas visitantes. Os insultos discriminatórios tiveram início ainda antes do apito inicial, quando os jogadores ingleses se ajoelharam num protesto simbólico contra o racismo.

“Não há mais nada que este grupo de jogadores ou equipa possa fazer na luta contra o racismo”, frisou o selecionador Gareth Southgate no final do encontro, exortando as autoridades a srem intransigentes perante este tipo de ataques.

Esta situação não é inédita, já que os adeptos húngaros são recorrentes nestes ataques senófobos e racistas. A federação da Hungria já tinha sido sujeita a uma penalização, jogando à porta fechada os seus próximos três jogos em casa para as competições da UEFA. Na origem do castigo esteve o “comportamento discriminatório” dos adeptos durante as três partidas da fase de grupos do recente Euro 2020.

Em comunicado, a FIFA já veio rejeitar “veementemente” esta ou qualquer forma de racismo ou violência, garantindo que irá aplicar “medidas adequadas assim que receber os relatórios da partida em questão”.

“O passo seguinte será a abertura de um processo disciplinar contra a federação magiar, que poderá implicar a perda de pontos, jogos à porta fechada e, em última instância, a expulsão das competições”, refere.

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)