You are here

Festival Mental: Cultura para "promover a visibilidade da saúde mental”

O evento inclui cinema, música, dança, teatro, literatura e debates, e procura trazer a saúde mental para a discussão e diminuir o estigma que lhe está associado.
O festival tem lugar no Cinema São Jorge, na Fábrica Braço de Prata e no Espaço Atmosfera M, em Lisboa.
O festival tem lugar no Cinema São Jorge, na Fábrica Braço de Prata e no Espaço Atmosfera M, em Lisboa. Fotografia de Festival Mental/Facebook.

Arrancou esta semana o Festival Mental, que até 9 de outubro vai trazer a Lisboa sessões de cinema, música, dança, teatro, literatura, debates e conversas temáticas.

Na 4.ª edição, o Festival Mental quer, segundo a organização em declarações à Lusa, continuar a “promover a visibilidade da saúde mental” junto do público em geral. Este ano, com a pandemia de covid19, consideram que promover a saúde mental e “a acessibilidade à cultura” são questões ainda mais importantes. 

As ‘M-Talks’, uma série de painéis temáticos sobre assuntos relacionados com a saúde mental, este ano focam-se no stress pós-traumático, na ansiedade e toxicodependência. Todos os painéis são acompanhados pela projeção de uma longa-metragem.

O M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens integra na programação do festival um conjunto de 19 filmes de vários países, entre os quais Portugal, Estados Unidos, Argélia, Japão e Austrália, que têm em comum a temática relacionada com a saúde mental.

Os filmes serão exibidos no Cinema São Jorge, enquanto o livro com a chancela Festival Mental será lançado no Espaço Atmosfera M. Na Fábrica Braço de Prata acontece a rubrica "My Story My Song", parte musical do festival.

As crianças serão convidadas a participar no festival, “porque falar de saúde mental é também para os mais pequenos”, através das sessões “Mental Júnior”, que incluem uma sessão de ioga para crianças e cinema temático com a projeção de uma curta e uma longa-metragem.

O objetivo do festival, que teve a primeira edição em 2017, é trazer o tema da saúde mental para a discussão pública e diminuir o estigma que envolve este tema, através de uma série de eventos integrados em várias áreas culturais como cinema, música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e conversas temáticas.

Termos relacionados Cultura
(...)