You are here

“Festival do Desassossego” mostra biblioteca particular de Pessoa

No âmbito do Festival “Do Desassossego”, Paris vai ser o palco de uma exposição que contempla a biblioteca particular de Fernando Pessoa. A mostra é inaugurada a 4 de outubro ficando patente até 6 de novembro.

De acordo com uma fonte da Casa Fernando Pessoa (CFP) "a mostra inclui cerca de 800 títulos, o espólio mais valioso existente na CFP, que serão mostrados ao público francês até 6 de novembro”.

A mesma fonte disse à Lusa que “além do valor por terem sido oferecidos ou adquiridos e lidos por Fernando Pessoa, a este conjunto de livros acresce o valor incalculável das notas que o escritor deixou nas margens, capas, contracapas, por vezes suporte de poemas completos, manuscritos a lápis”, tendo acrescentado que “a marginália [as notas, escritos e comentários pessoais] faz desta biblioteca uma biblioteca ainda mais particular”.

Os livros da biblioteca particular do poeta foram mostrados em diferentes alturas na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, “dentro do que tem sido possível e tendo em conta as necessidades de preservação, no entanto, a maior parte dos títulos que compõem a biblioteca particular tem estado em reserva”, acrescentou.

“Nos últimos dois anos estes livros foram alvo de restauro, ao abrigo de um protocolo celebrado com a Biblioteca Nacional de Portugal, o que permite que estejam em melhores condições de conservação para serem mostrados ao público”, frisou.

“A viagem até Paris de grande parte da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa é um acontecimento inédito na história deste espólio”, realçou a mesma fonte, salientando que esta mostra em Paris é “um importante passo da programação da CFP”.

“A colaboração institucional com a Fundação Calouste Gulbenkian que acontece com este empréstimo segue a linha de divulgação internacional de Fernando Pessoa, possibilitando agora um contacto único com o seu universo e abrindo a sua obra a novas interpretações, ao articular esta mostra com trabalhos de artistas contemporâneos, como Fernando Calhau, João Onofre, Dora Garcia e Pierre Leguillon”, explicou a fonte da CFP.

O Festival “Do Desassossego” conta ainda com um clico de conferências, além de outras exposições  e projeção de filmes cuja temática se centra entre o desconhecido e a utopia, cinco séculos depois da publicação de “Utopia” de Thomas Moore.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)