You are here

Festival de Cultura Emergente em Braga

A segunda edição do Festival Variações – Cultura Emergente, organizado pelo Bloco de Esquerda, decorre sexta e sábado. Catarina Martins, coordenadora do Bloco, intervirá no sábado às 17h30 na TOCA.

Esta é a segunda edição do Festival Variações Cultura, que pretende celebrar a cultura em todas as suas vertentes, numa região onde a oferta continua escassa e não consegue dar oportunidades aos artistas locais de mostrarem os seus trabalhos.

“Resulta desta constatação a convicção de que, numa das regiões mais jovens do País, conhecida pelo seu conservadorismo e tendência para replicar o que acontece noutras regiões, mas naquilo que se pode designar por “baixa cultura”, é possível criar um festival eclético, de vanguarda e inovador com agentes artísticos locais”, pode ler-se no comunicado do Bloco de Esquerda sobre o festival.

Tendo em conta que “na maioria dos casos, os artistas têm de sair de Braga para trabalhar e obter reconhecimento”, o Bloco defende que “uma verdadeira e coesa política cultural para o concelho e para o distrito é possível, dando palco aos inúmeros artistas locais nas diferentes artes”.

“O panorama cultural e artístico da região, em particular da cidade de Braga, é praticamente vazio no que à visibilidade e valorização de artistas e de formações locais nas diferentes expressões artísticas”, afirma o partido.

Assim, o festival Variações, Cultura Emergente pretende “dar palco e visibilidade aos agentes artísticos, bracarenses e não só, reforçando a visão de que é possível dinamizar culturalmente” o distrito.

 

Programa – entrada gratuita!

 

12 de julho

21h30: Mr Mojo, TOCA

22h30: Gator, the Alligator, TOCA

 

13 de julho

14h: Inauguração exposição de Fotografia de Rafa Lomba, TOCA

15h: Inauguração de exposição de Marília Soares, TOCA

16h: Guitarra do Desassossego, Ricardo Cerqueira, TOCA

17h: Meninas Estranhas Falam Dialetos Estrangeiros, Música Teatral, Marta Moreira e Marta Ferreira, TOCA

17h30: intervenção política com Catarina Martins, TOCA

18h30: A Primeira Versão do Amor, Depósito de Cenas, Barhaus

21h: Combo - Associação Escola de Jazz de Braga, Palco Avenida Central

22h: Palas, palco da Avenida Central

23h: Osso, palco da Avenida Central

Termos relacionados Cultura
(...)