Falcoaria portuguesa é Património da Humanidade

O reconhecimento da UNESCO surge na sequência da estratégia delineada pela gestão de Ana Cristina Ribeiro, que liderou a autarquia de Salvaterra de Magos eleita pelo Bloco.
Falcoaria portuguesa foi elevada a Património Imaterial da Humanidade. Foto do site O Ribatejo

A decisão de reconhecimento da falcoaria portuguesa foi tomada esta quinta-feira durante a 11.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sexta-feira, em Adis Abeba, na Etiópia.

Em comunicado, a coordenadora distrital de Santarém e a concelhia de Salvaterra de Magos, lembram que o edifício da Falcoaria Real mandado construir pelo rei D.José I nos arredores da vila estava votado ao abandono, tendo sido recuperado e transformado em espaço cultural na sequência de um investimento liderado pelo município de Salvaterra de Magos quando este era presidido por Ana Cristina Ribeiro, eleita pelo Bloco de Esquerda.

As obras foram inauguradas em 19 de Setembro 2009, passando a antiga Falcoaria Real a receber exposições, encontros e oficinas relacionadas com esta temática, possuindo um significativo espólio de aves vivas, num investimento liderado pela autarquia.

“Esta candidatura vem no seguimento de uma estratégia de gestão do Bloco de Esquerda e a sua candidatura concebida por uma estudante de mestrado, Patrícia Leite e apresentada em 2015, à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria”, lê-se no comunicado do Bloco que saúda ainda "todas e todos os que tornaram possível esta classificação de património imaterial da UNESCO da falcoaria portuguesa”.

Com esta distinção, Portugal junta-se aos 13 países onde a prática da falcoaria já é reconhecida como Património da Humanidade.

AttachmentSize
PDF icon Comunicado do Bloco31.51 KB