Faixa de Gaza: ISRAEL IGNORA APELOS À NEGOCIAÇÃO

thumb_olmert“Dei ordens ao Exército e às forças de segurança de agir com todo o seu poder para perseguir os terroristas, os seus ideólogos e os que lhes oferecem protecção”, disse o primeiro-ministro israelita Ehud Olmert na abertura de uma reunião do governo. Olmert ignora assim os apelos no seu próprio país para tentar chegar a uma solução negociada para a crise provocada pela captura do soldado Gilat Shilat por militantes palestinianos.

Algumas cenntenas de pessoas reuniram-se diante da residência de Olmert exibindo cartazes que diziam “Não há solução militar” e Não aos ataques a civis”. Uma sondagem indica que 58% dos israelitas criticam a recusa de abrir negociações.Um colunista do diário Yediot Ahronot escreve que "O que temos aqui não é uma tentativa de resgatar o cabo Shilat ou de acabar com os disparos de rockets Qassam, mas uma movimento que visa destruir o Governo do Hamas".
Do lado palestiniano, Hani Awkal, do diário Al-Ayyam, escreve algo semelhante: "A Chuva de Verão não tem as características de uma operação para salvar Shalit. Visa impor a agenda israelita". E outro jornal palestiniano, o al-Hayat al Jadiah diz mesmo que  "Ninguém quer uma Autoridade Nacional Palestiniana forte. A ocupação trabalha para a destruir"
A Autoridade Palestiniana reuniu secretamente e a maioria dos ministros não vai aos seus gabinetes por temer atentados.
Após o fim do prazo dado a Israel para libertar as mulheres e crianças palestinianas presas nas cadeias do Estado judeu, assim como cerca de mil outros presos, um dos três grupos responsáveis pela captura de Gilat Shilat anunciou que, a partir de agora, não serão dadas mais informações sobre o soldado.
O primeiro-ministro palestiniano, Ismail Haniyeh, do Hamas, pediu que os sequestradores respeitem a vida de Shilat, de 19 anos. O ministro da Informação, Youssef Rezqa, instou a comunidade internacional a intervir para deter a operação militar de Israel na Faixa de Gaza.

Termos relacionados Internacional