You are here

Facebook compra WhatsApp por 16 mil milhões de dólares

Aquisição é a maior já feita pela rede social de Mark Zuckerberg, que em abril de 2012 gastou mil milhões para comprar o Instagram. Plataforma de mensagens instantâneas tem 45 milhões de utilizadores e tornou-se muito popular entre os mais jovens. Valor teria dado para comprar 64 “Washington Posts”.
Maior compra de sempre do Facebook

Mark Zuckerberg, dono do Facebook, anunciou a compra da rede de mensagens WhatsApp por 4 mil milhões de dólares em dinheiro e 12 mil milhões em ações do Facebook.

A aplicação de mensagens funciona em todos os sistemas operativos de smartphones e tem atualmente 450 milhões de utilizadores, passando por um crescimento superior ao do Twitter. No ano passado, a Google chegou a fazer uma oferta de mil milhões aos donos da WhatsApp, dois ex-executivos da Yahoo, mas as negociações não tiveram resultados.

O valor da aquisição é quase inacreditável, e ressuscita as especulações de que empresas como esta estão sobrevalorizadas e que existe uma bolha nas startups (jovens empresas) do mundo digital. Para usar um termo de comparação, Jeff Bezos, dono da Amazon, comprou o tradicional diário The Washington Post, um jornal fundado em 1877 e de maior circulação da capital dos EUA, em agosto do ano passado, por 250 milhões de dólares.

Zuckerberg, ao anunciar a compra, sublinhou que “a WhatsApp está no caminho de conectar mil milhões de pessoas” o que considera ser “extremamente valioso”.

O que é o WhatsApp

O WhatsApp é uma rede e uma aplicação que funciona em todas as plataformas de smartphones (telemóveis com acesso à Internet) e que começou a popularizar-se por permitir enviar gratuitamente mensagens de texto, sem qualquer limite. A aplicação cresceu muito particularmente entre os jovens que usam muito o SMS e gastam rapidamente o limite de envio de mensagens do seu plano de telemóveis.

Os fundadores do WhatsApp rejeitam o financiamento por publicidade, e assim a empresa tem muito pouco rendimento. Na verdade, só cobra um dólar por ano aos utilizadores, mas o primeiro ano de uso é grátis. Mas o crescimento dos utilizadores foi explosivo.

Atualmente, a WhatsApp permite realizar conferências de texto entre várias pessoas (o que o sistema SMS de telemóveis nunca permitiu) e enviar de fotografias, vídeos e mensagens de áudio.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)