You are here

Évora: Ensino e juventude na agenda da campanha bloquista

Maria Helena Figueiredo defendeu esta quinta-feira a requalificação da escola André de Gouveia, o antigo liceu da cidade que ficou fora da lista de estabelecimentos de ensino a recuperar com apoio de fundos comunitários.
Maria Helena Figueiredo após a visita à Escola Secundária André de Gouveia. Foto Bloco/Évora

"É uma escola simbólica na cidade, é o antigo liceu e é lamentável que tenha ficado de fora no pacote da recuperação dos estabelecimentos escolares da cidade e do concelho", disse Maria Helena Figueiredo, em declarações à agência Lusa, durante a manhã de campanha dedicada ao ensino e à juventude.

A candidata bloquista recordou que o que está em causa é a parcela de 15% do custo das obras suportadas pelo Estado, uma vez que o financiamento comunitário cobre a grande fatia da despesa para requalificar a Escola Secundária André de Gouveia.

“Dada a importância da escola, o número de alunos, a sua inserção e a zona onde se encontra, o município deve fazer um esforço e deve procurar, quer do ponto de vista financeiro, quer do ponto de vista do enquadramento jurídico da questão, encontrar uma solução”, defendeu Maria Helena Figueiredo.  

A precariedade no ensino, mas também na autarquia, foi outro dos temas abordados durante esta visita. "Nós defendemos a precariedade zero, seja na autarquia, que tem também muitos precários a trabalhar e mormente nas escolas, seja no ensino. Nós defendemos a integração de todos os professores a que corresponda um trabalho regular e normal", defendeu.

O problema do abandono escolar no concelho e no país não passou ao lado desta visita. “Há muitos jovens que nem estudam, nem trabalham”, pelo que a candidatura do Bloco em Évora defende a necessidade de “políticas públicas e municipais de integração destes jovens, de fomento e de incentivo a que concluam a escolaridade e também aqueles que não quiserem prosseguir para a universidade possam encontrar uma via profissionalizante", referiu Maria Helena Figueiredo.

 

Termos relacionados Autárquicas 2017, Política
(...)