You are here

A Europa viaja de carro, com Portugal à cabeça

Dados do Eurostat revelam que portugueses fazem 80% das viagens de mais de um dia de carro, segundo maior valor da UE, que no seu todo regista 64%. A larga distância, o avião é o segundo meio de transporte mais utilizado na UE, com 17%.
Foto de Paulete Matos.
Foto de Paulete Matos.

Na hora de fazer viagens longas de mais de um dia, Portugal é o segundo país na UE que mais escolhe o automóvel como meio de transporte, segundo dados revelados pelo Eurostat.

O gabinete estatístico da UE contabilizou em Portugal 17,5 milhões de viagens no ano de 2017 com estadias de uma noite ou mais fora de casa. 89% destas viagens foram domésticas, 11% para o estrangeiro. Cerca de 80% fizeram-se de automóvel próprio ou alugado. A grande distância, 4,6% das viagens portuguesas fizeram-se de autocarro, 3,3% de comboio e 1,1% por outros meios, como a bicicleta.

A nível europeu, apenas a Eslovénia superou a percentagem portuguesa de viagens longas por automóvel, com 85%. República Checa (79%), Espanha e Bulgária (77%) também registaram valores altos. Do outro lado da tabela, Luxemburgo, Chipre (48%) e Irlanda (49%) registam ligeiramente menos de metade das viagens por este meio.

O avião é a segundo grande meio de transporte para viagens longas na Europa, embora com grandes variações a nível nacional. Logicamente, as ilhas registam o maior uso: Malta (63%), Chipre (49%), Irlanda (43%) e o Reino Unido (30%). Alguns países continentais também registam elevado uso do avião, como o Luxemburgo (42%), Bélgica (33%), Suécia (29%). Entre os que menos voam, encontra-se países com baixo poder de compra como a Roménia (3%), Bulgária (5%), República Checa (6%), Croácia e Eslovénia (8%), e a Hungria (10%). No mesmo nível da Hungria encontra-se também Portugal, Espanha e França (10%).

Na União Europeia como um todo, o carro domina esmagadoramente, com 64% de todas as viagens de mais de um dia. Segue-se o avião (17%), comboio (11%), autocarro (5%), barco (2%), e outros transportes terrestres como a bicicleta (1%).

Termos relacionados Sociedade
(...)