You are here

Europa fortaleza continua a matar: três migrantes mortos e seis feridos junto às Canárias

Autoridades espanholas encontraram esta segunda-feira três migrantes mortos e 45 sobreviventes, entre os quais duas mulheres e uma criança, a bordo de uma embarcação em dificuldades. Seis pessoas foram hospitalizadas e cinco encontram-se em estado grave.
Foto de Commander, U.S. Naval Forces Europe-Africa/U.S. 6th Fleet no Medterrâneo, Flickr.

A guarda costeira espanhola informou que a embarcação foi resgatada ao largo de Fuerteventura, nas Ilhas Canárias, pouco depois da meia-noite. A bordo encontravam-se 45 sobreviventes, dos quais 42 homens, duas mulheres e uma criança. Foram ainda detetados três corpos sem vida. Alguns sobreviventes estavam muito debilitados, sendo que seis pessoas foram hospitalizadas, cinco das quais em estado grave.

"Todos os resgatados eram marroquinos, exceto um homem da África subsaariana", assinalaram as autoridades espanholas em declarações à AFP.

Segundo o Ministério do Interior espanhol, desde o início do ano, 9.589 migrantes já enfrentaram a travessia do Mediterrâneo rumo às ilhas atlânticas de Espanha, número que supera os 7.531 registados em 2021.

A partir da costa marroquina a viagem é de cerca de cem quilómetros. Aqueles que vêm da Mauritânia contam com uma distância superior a mil quilómetros em linha reta.

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) indica que mais de três mil migrantes morreram em 2021 ao tentar chegar à Europa por mar. Destes, perto de duas mil pessoas morreram ao atravessar as rotas do Mediterrâneo Central e Oeste, enquanto mais de 1,1 mil perderam a vida na rota marítima do noroeste da África, a caminho das Ilhas Canárias.

O migrantes pagam largas centenas de euros para fazer a travessia em embarcações sobrelotadas e sem condições de segurança, onde chegam a passar dez dias. Muitas vezes a comida e água acabam a meio da viagem. Outros, seguem viagem por rotas terrestres. Muitos atravessam o deserto do Sahara e acabam por morrer ou por ser sequestrados por traficantes.

Termos relacionados Internacional
(...)