You are here

Eurodeputados do Bloco querem reunir com UEFA para discutir combate ao racismo

Marisa Matias e José Gusmão querem reunir com a instituição europeia de futebol para discutir como as instituições da UE, nomeadamente o Parlamento Europeu, podem contribuir para a aplicação da resolução da UEFA - “Futebol Europeu unido contra o racismo”.
Eurodeputados do Bloco querem debater com UEFA como instituições europeias podem contribuir para a aplicação da resolução daquela instituição “Futebol Europeu unido contra o racismo”
Eurodeputados do Bloco querem debater com UEFA como instituições europeias podem contribuir para a aplicação da resolução daquela instituição “Futebol Europeu unido contra o racismo”

Os eurodeputados bloquistas escreveram uma carta ao presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, solicitando uma reunião para debater como as instituições podem contribuir para a aplicação da IX Resolução da UEFA - “Futebol Europeu unido contra o racismo”. A carta estará aberta à subscrição de outros eurodeputados e será enviada ao presidente da UEFA na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro.

Para José Gusmão, “as medidas da UEFA na Resolução contra o racismo no futebol, são boas, mas em muitos países, como em Portugal, não são pura e simplesmente aplicadas. É, portanto, preciso adoptar medidas regulatórias e se necessário legislativas para que essas medidas saiam do papel para os relvados e para as bancadas. Por isso decidimos solicitar esta reunião à UEFA.”

Os eurodeputados do Bloco referem que a proposta surge na sequência de várias manifestações racistas em jogos de futebol em Portugal, nomeadamente o que aconteceu com o jogador Moussa Marega, no passado domingo. Lembram também que o presidente da UEFA afirmou que era necessária a cooperação das instituições públicas nacionais e europeias, em resposta a uma carta que lhe foi dirigida por vários deputados europeus membros do Intergrupo Parlamentar do Anti-Racismo e Diversidade de Fevereiro, entre os quais Marisa Matias e José Gusmão.

Termos relacionados Política
(...)