Eurest escolhe 8 de Março para anunciar despedimento de 141 trabalhadoras

Empresa que explora cantinas e refeitórios já tinha recentemente avançado para o despedimento coletivo de 116 trabalhadores, denuncia a federação sindical. Agora quer despedir mais 146.
Manifestação contra o anterior despedimento coletivo da Eurest, em novembro. Foto Sindicato da Hotelaria do Norte/Facebook.

Em comunicado, a a Federação dos Sindicatos da Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht) denunciou a intenção da Eurest, detida pelo grupo inglês Compass, de proceder ao despedimento coletivo de 146 trabalhadores, “141 dos quais mulheres”. No total, os despedimentos promovidos pela empresa afetam “262 trabalhadores, sendo 238 mulheres”.

A empresa confirmou essa intenção à agência Lusa, não adiantando no entanto o número de trabalhadores abrangidos. “Confirma-se [que] estamos a levar a cabo um despedimento coletivo de colaboradores que estão afetos a empresas que fecharam e que não temos qualquer perspetiva de quando possam reabrir (ou se vão reabrir); outros pertencem a unidades que reduziram radicalmente o número de refeições; outros são de áreas de negócio que encerramos (ex: 'vending') e, finalmente, alguns estavam em quadros excedentários, mas a empresa não consegue continuar a manter”.

Os argumentos da empresa não convencem a federação sindical, que lembra os 100 milhões de euros de volume de negócios anual. Além disso, aponta a Fesaht, a Eurest “dá milhões de lucros todos os anos, recebeu e continua a receber apoios do Estado neste período de pandemia”.

A Fesaht entende que “não há nenhum motivo para a empresa recorrer a despedimentos coletivos”, salientando que “não há mais nenhuma empresa do setor das cantinas e refeitórios com processos de despedimento coletivo”. E dá o exemplo das cantinas do Instituto do Emprego e Formação Profissional: “Houve concurso público no final do ano 2020; a empresa já explorava o serviço de refeições; se entendia que não era rentável, não concorria”.

EUREST AVANÇA, NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, COM UM NOVO DESPEDIMENTO COLETIVO DE 146 TRABALHADORES, SENDO 141...

Publicado por Sindicato Hotelaria Norte em Segunda-feira, 8 de março de 2021

Termos relacionados Sociedade