You are here

EUA restabelecem execuções a nível federal

Após uma suspensão de quase duas décadas, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou esta quinta-feira o restabelecimento das execuções de pessoas condenadas à pena de morte por tribunais federais.
Fotografia: commons/wikimedia.org
Fotografia: commons/wikimedia.org

A última execução realizada a nível federal ocorreu no dia 18 de março de 2003. A informação é dos dados do Death Penalty Information Center, que tem sido citado pela comunicação social norte-americana.

Através de um comunicado, o Departamento de Justiça informou que adotou um novo protocolo ao nível da injeção letal. Foram dadas instruções à agência federal de prisões para retomar as execuções.

William Barr, procurador-geral que coordena o Departamento de Justiça, ordenou ao diretor interino da agência federal de prisões, Hugh Hurwitz, que agendasse as primeiras cinco execuções de condenados que estão no corredor da morte numa prisão federal no Estado do Indiana. A Associated Press noticia que os condenados serão executados a partir de dezembro.

Barack Obama havia pedido ao Departamento de Justiça, entre 2011 e 2014, que revisse os programas de execução de pena de morte, devido a questões relacionadas com as drogas letais usadas nas execuções. Agora, o mesmo Departamento vem dizer que as revisões estão feitas e as execuções podem ser retomadas.

Ainda que a pena de morte seja legal no país, vários Estados consideram a prática ilegal ou adotaram moratórias.

Termos relacionados Internacional
(...)