You are here

EUA já são o país com mais casos de covid-19 no mundo

Com 82 mil casos de infeção já confirmados, Donald Trump continua a duvidar dos números e insiste que poderão estar sobredimensionados.
Operation COVID-19
Foto de NY National Guard/Flickr

Os dados sobre o novo coronavírus, compilados pelo site da universidade Johns Hopkins, confirmavam, nesta quinta-feira à noite, 82.404 infectados pelo Covid-19 nos EUA, ultrapassando a China, com 81.782, e a Itália, com 80.589 casos. Os EUA tornam-se assim, pela primeira vez, o país do mundo com mais casos confirmados de Covid-19. De acordo com a mesma fonte, os dados desta sexta-feira indicam que o número de casos nos EUA continua a disparar, atingindo já cerca de 86 mil infectados, mantendo a trajetória de distanciamento face aos casos registados na China e Itália.

Apesar do elevado número de casos, o número de mortes é muito inferior ao registado na China e Itália. De acordo com as últimas estatísticas contabilizam-se 1.178 mortes nos EUA, enquanto a Itália atinge 8.215 vítimas e a China 3.291.

Donald Trump continua a duvidar dos números

Confrontado com estes números na conferência de imprensa desta quinta-feira, Donald Trump disse que a razão para o aumento de casos se devia ao elevado número de testes que os EUA estão a fazer, duvidando dos testes na China: “Estamos a fazer imensos testes, e tenho a certeza que vocês não sabem dizer se a China está ou não a testar. Acho difícil.”

Mais tarde, numa entrevista à Fox News, o presidente norte-americano voltou a afirmar: “Tenho a sensação que em muitas áreas estão a anunciar números maiores do que na realidade vão ser”. Na mesma entrevista, quando confrontado com o apelo dos governadores para que o Governo Federal assuma uma resposta concertada no combate à pandemia, Trump voltou a duvidar dessa necessidade, nomeadamente no que se refere à aquisição de ventiladores. “Eu não acredito que precisem de 40 mil ou 30 mil ventiladores”, disse.

Termos relacionados Covid-19, Política
(...)