You are here

EUA insistem que Covid19 saiu do laboratório em Wuhan

A OMS já esclareceu que o novo coronavírus tem origem natural e vários especialistas esclarecem que a transmissão entre animais e humanos, embora rara, não é inédita. Mas o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, insiste que tem provas de que o vírus saiu do laboratório chinês.
EUA insistem que Covid19 foi criado em laboratório
Fotografia de Mark Taylor/Flickr.

Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) já ter esclarecido que o novo coronavírus tem uma origem natural, Mike Pompeo, chefe de diplomacia do governo dos Estados Unidos da América, afirma que tem em sua posse “um número significativo de provas” de que o novo coronavírus foi criado num laboratório de Wuhan, na China.

“Existem imensas provas de que foi de lá que partiu”, insistiu o secretário de Estado dos Estados Unidos em entrevista à estação de televisão ABC. Mas recusou revelar se achava que a sua libertação tinha sido intencional, alegando a falta de colaboração das autoridades chinesas nessa investigação.

“A China é conhecida pela sua propensão para infetar o mundo e por utilizar laboratórios que não respeitam as normas”, disse, adiantando: “Não é a primeira vez que o mundo é ameaçado por vírus de laboratórios chineses”.

Pompeo alega ainda que o Governo chinês tem recusado cooperar com os norte-americanos nas suas tentativas de esclarecer a origem da pandemia de Covid-19.

“Eu tenho visto o que os serviços secretos têm dito – e não tenho quaisquer razões para achar que eles estão errados”, disse.

Segundo um relatório do departamento de Segurança Interna dos EUA, o governo chinês terá ocultado a gravidade do novo coronavírus da comunidade internacional. Contudo, ainda não existem confirmações oficiais para estas alegações.

Estas declarações de Pompeo surgem na sequência da associação feita por Donald Trump entre o novo coronavírus e o Instituto de Virologia de Wuhan. Logo no dia seguinte, a OMS apressou-se a repetir publicamente que não existe qualquer evidência que suporte estas alegações e que a covid-19 é de “origem natural”.

"Quanto à origem do vírus em Wuhan, ouvimos muitos cientistas que o estudaram e temos a certeza de que é de origem natural", afirmou o diretor dos programas de emergência da OMS, Michael Ryan, citado pela agência Lusa.

Porém, a OMS também apela ao Governo chinês para que a envolva nas suas investigações sobre a origem do novo coronavírus. O objetivo, explicam, é compreender como se processou "a transmissão entre animais e seres humanos e como foi ultrapassada a barreira entre a espécie animal e a humana".

Termos relacionados Covid-19, Internacional
(...)