You are here

EUA enviam mais armamento para a Coreia do Sul

O governo sul-coreano afirma que até ao fim do ano vai receber “ativos estratégicos” militares dos EUA, numa altura em que a tensão continua a aumentar na Península.
Bombardeiro B-1B
Bombardeiros usados esta semana nas operações militares dos EUA sobre a costa norte-coreana. Foto U.S. Air Force /Tech. Sgt. Richard P. Ebensberger/Flickr

“Os EUA comprometeram-se a aumentar o destacamento rotativo dos seus ativos estratégicos junto à península coreana” a partir do fim do ano, afirmou o líder do Gabinete de Segurança Nacional sul-coreano.

Chung Eui-yong não detalhou qual o tipo de armamento norte-americano a ser enviado para a Coreia do Sul, mas as suas palavras seguem-se a uma nova escalada de tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos da América. Segundo o Washington Post, a expressão “ativos estratégicos” costuma ser associada pelos dirigentes sul-coreanos a bombardeiros B-52, porta-aviões, submarinos nucleares ou caças furtivos.

Depois de Donald Trump ter usado a rede social Twitter para dizer que o regime norte-coreano “não vai durar muito tempo”, o chefe da diplomacia de Pyongyang afirmou que as palavras de Trump significavam uma “declaração de guerra”, pelo que as tropas norte-coreanas poderiam a partir de agora abater bombardeiros dos EUA no espaço aéreo internacional. Em resposta, a aviação militar norte-americana efetuou os primeiros voos deste século sobre a costa norte-coreana a norte da zona desmilitarizada.

No próximo domingo a Coreia do Sul assinala o dia das forças armadas, mas esta quinta-feira realizou uma parada militar comemorativa, com a presença de novos mísseis balísticos que integram o programa de “ataque preventivo” contra os vizinhos do norte. O reforço do arsenal de mísseis está na agenda do governo, num novo passo da escalada militar em curso na região.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Coreia do Norte, Internacional
(...)