You are here

ETA cumpre desarmamento e entrega arsenal de armas

Comissão de Verificação confirma que o desarmamento da ETA é “total, completo, verificável e sem contrapartidas”. Parlamento português aprovou voto bloquista de congratulação pelos avanços nas iniciativas pela Paz no País Basco.

No início do dia foram entregues às autoridades judiciais a localização de oito esconderijos com 118 armas, quase três toneladas de material para fabricar explosivos, detonadores e 25.700 balas.

Numa conferência de imprensa em Baiona, no sudoeste de França, Ram Mannikalingam, responsável máximo da Comissão Internacional de Verificação, confirmou ter recebido dos mediadores civis, autoproclamados “artesãos da paz”, a informação sobre a localização dos esconderijos, que foi posteriormente transmitida às autoridades francesas.

Segundo Mannikalingam, a entrega deste arsenal “constitui o desarme da ETA” e que espera que “este passo histórico ajude a consolidar a paz e a convivência” na sociedade basca.

Governo espanhol acusa ETA de promover operação mediática

O Governo espanhol acusou a ETA de estar a promover uma operação mediática “para dissimular a sua derrota” e “tentar obter ganhos políticos com a mesma”, garantindo que a organização separatista basca “não terá nenhum benefício político”.

“Os terroristas não podem esperar nenhum trato de favor do Governo e muito menos impunidade pelos seus delitos”, assinalou Madrid.

O executivo espanhol avançou ainda que a ETA “está operativamente derrotada, sem futuro e com os seus dirigentes na prisão” e que a sua “única resposta lógica a esta situação é anunciar a sua dissolução definitiva, pedir perdão às suas vítimas e desaparecer, em vez de montar operações mediáticas para dissimular a sua derrota e tentar obter ganhos políticos com a mesma”.

Parlamento congratula avanços nas iniciativas pela Paz no País Basco

Esta sexta-feira, o Parlamento português aprovou o voto bloquista de congratulação pelos avanços nas iniciativas pela Paz no País Basco.

“Depois de meio século de um conflito armado e mais de cinco anos de cessar-fogo permanente, as iniciativas pela Paz no País Basco dão agora um passo definitivo com a notícia da intenção da ETA de proceder ao seu desarmamento”, lê-se no documento.

Os bloquistas lembram que “este processo está a ser reconhecido e apoiado pelas principais forças políticas e da sociedade civil basca, assim como pelos Parlamentos do País Basco e de Navarra. Da mesma forma, em França, representantes de todos os partidos políticos (à exceção da Frente Nacional) já demonstraram o seu apoio à iniciativa  e, tal como o Presidente da Câmara de Baiona, participam ativamente no conjunto dos designados ‘artesãos da paz’”.

“Sem perder a memória de todo o sofrimento humano causado por este conflito, o futuro de paz passa por esta oportunidade histórica, que abre caminho à resolução de outros problemas relacionados com este conflito”, assinala o voto, que saúde “os avanços nas iniciativas pela Paz no País Basco e apela a todos os intervenientes para que garantam condições de segurança e  reconhecimento ao processo de desarmamento da ETA”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)