You are here

Estudo sobre saúde mental de jovens avança no próximo ano

Para além deste estudo sobre saúde mental infantojuvenil nas escolas de Lisboa, a dimensão da saúde mental será também incluída noutros planos de intervenção social da Câmara Municipal.
Estudo sobre saúde mental de jovens em Lisboa avança no próximo ano

Manuel Grilo, vereador bloquista com o pelouro da Educação e dos Direitos Sociais na Câmara Municipal de Lisboa, anunciou hoje a realização de um estudo epidemiológico sobre saúde mental infantojuvenil a avançar já no próximo ano.

“Cremos que há muitos problemas entre a população infantojuvenil em relação à saúde mental, mas não temos dados concretos, não temos dados fruto de um estudo rigoroso, científico”, afirmou hoje o vereador durante o 1º Fórum de Saúde Mental, a decorrer em Lisboa hoje e quinta-feira.

Manuel Grilo salientou que no contexto europeu Portugal “é o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas” e garantiu que “a Câmara Municipal de Lisboa dará o seu contributo, sempre em articulação com os parceiros institucionais”.

De acordo com a agência Lusa, além do referido estudo epidemiológico que avançará nas escolas no próximo ano, a autarquia pretende dar maior atenção ao tema da saúde mental através dos projetos ‘Prescrição social’, desenvolvido pela Unidade de Saúde Familiar da Baixa, e ‘Manicómio’, para a inclusão de pessoas com doença mental.

“Do mesmo modo, pretendemos lançar novos projetos com os vários parceiros, como é exemplo a área dos Cuidados Continuados Domiciliários Integrados, no âmbito do Programa ‘Lisboa, Cidade de Todas as Idades’, onde também se inclui a saúde mental”, referiu Manuel Grilo.

O vereador responsável pelos pelouros da Educação e Direitos Sociais acrescentou que “a introdução da dimensão da saúde mental noutros planos de intervenção social da Câmara de Lisboa também já está presente”.

"Em todos os projetos, que a partir de agora estão em curso na Câmara Municipal de Lisboa, e em particular no departamento dos direitos sociais, esta dimensão da saúde mental vai estar sempre presente”, salientou.

Manuel Grilo explicou ainda que o Fórum de Saúde Mental não tem por objetivo ser um evento único “de discussão clínica ou académica”, mas sim uma oportunidade para “construir um instrumento de trabalho para novas abordagens e intervenção prática”.

Termos relacionados Sociedade
(...)