You are here

Estudantes recuperam desconto de 25% nos passes

A Portaria publicada esta sexta-feira reverte os cortes impostos pelo executivo de Passos Coelho no apoio à mobilidade dos estudantes. O desconto é alargado a todos os jovens até aos 23 anos que frequentem o ensino superior.
O alargamento do desconto está previsto no OE 2017, que foi aprovado pelo Bloco, PS, PCP e "Os Verdes". Foto de Paulete Matos.

Contrariando as declarações do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, que, em março de 2016, garantiu que seria “impossível, nos tempos mais próximos”, reverter os cortes introduzidos pelo executivo PSD/CDS-PP, a Portaria publicada esta sexta-feira em Diário da República determina o desconto de 25% nos passes de transportes públicos para todas as pessoas com 23 anos ou menos que frequentem o ensino superior.

Até à data, apenas os jovens que beneficiassem de ação social no ensino superior, ou que integrassem famílias cujo rendimento mensal equivalente fosse igual ou inferior a 1,2 vezes o valor do IAS, podiam aceder ao tarifário Sub23, usufruindo de um desconto de 60% e de 20%, respetivamente.

O alargamento do desconto a todos os jovens até aos 23 anos que frequentem o ensino superior é uma medida que tem vindo a ser reivindicada pelos bloquistas, e que está prevista no Orçamento do Estado para 2017, que foi aprovado pelo Bloco de Esquerda, PS, PCP e "Os Verdes".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)