You are here

Estivadores prolongam greve até 11 de dezembro

O Sindicato dos Estivadores decidiu prolongar a greve que teve início no dia 14 de novembro e deveria terminar a 4 de dezembro, até ao próximo dia 11 de dezembro, com diferentes incidências nos portos de Lisboa, Figueira da Foz e Setúbal.
Estivadores vão estar em greve até 11 de dezembro. Foto de Paulete Matos

De acordo com o pré-aviso de greve divulgado pelo Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, a paralisação prolonga-se das 8 horas do dia 4 de dezembro até às 8 horas do dia 11 do mesmo mês.

No pré-aviso de greve o sindicato refere quais são as situações específicas em que os trabalhadores se deverão abster da prestação de trabalho, incluindo operações para as quais sejam chamados "trabalhadores estranhos à profissão".

O protesto incide sobretudo no porto de Lisboa, restringindo-se nos portos de Setúbal e Figueira da Foz aos navios que tenham sido desviados da capital.

Os estivadores estão contra a imposição de intervenções que "não são de índole profissional" aos trabalhadores do porto de Lisboa, utilização de mão-de-obra desnecessária com "o intuito de aniquilar os atuais profissionais", contratação de meios operacionais e mão-de-obra fora do setor e a interrupção das negociações para um novo contrato coletivo de trabalho.

Termos relacionados Política
(...)