You are here

Estão abertas as inscrições para o voto antecipado nas legislativas

Quem não consiga ir votar na sua zona de residência no dia 6 de outubro, pode fazê-lo já no próximo domingo em qualquer distrito do país. Basta inscrever-se online até quinta-feira.

Tal como aconteceu nas eleições europeias, os eleitores que não possam deslocar-se às urnas da sua residência nas eleições legislativas do dia 6 de outubro têm a alternativa de votar uma semana antes, podendo escolher o distrito onde pretendem votar no dia 29 de setembro.

Para fazer a inscrição para o voto antecipado em mobilidade não é necessário apresentar qualquer justificação. O processo demora poucos segundos na página https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/

O processo para o voto antecipado em mobilidade é muito simples. O primeiro passo é a inscrição nesta plataforma, até dia 26 de setembro inclusive (quinta-feira), indicando o número do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão, a data de nascimento e um número de telemóvel, onde recebe o código para validar a inscrição. Em seguida, basta indicar o distrito onde pretende exercer o direito de voto.

Logo após a inscrição, é indicado o local da mesa de voto para dia 29 de setembro e um código do pedido, que deverá guardar e apresentar na mesa de voto. Clicando no botão para fazer a notificação, vai receber imediatamente por SMS e email esse código e a indicação da mesa de voto.

Tal como nas europeias, quem se inscrever para votar antecipadamente mas não puder exercer o direito de voto no dia 29 de setembro, poderá fazê-lo no dia 6 de outubro com o restante eleitorado.

Termos relacionados Legislativas 2019, Política
(...)