Estagiários na administração pública pedem vínculo laboral

15 de December 2016 - 18:43

A petição online lançada por estagiários dos programas PEPAC e PEPAL quer levar o tema a debate na Assembleia República.

Foto Paulete Matos.

A petição pode ser assinada aqui e foi lançada por estagiários a desempenhar funções na administração central e local. Os seus programas prevêm que ali trabalhem durante 12 meses não prorrogáveis e sem qualquer perspetiva de entrada nos quadros, qualquer que seja a avaliação feita ao seu desempenho.

Os estagiários reconhecem pela sua própria experiência “as dificuldades que os serviços públicos enfrentam, sobretudo com o grande número de aposentações que têm ocorrido, o que provoca a carência de pessoal técnico em determinados serviços”.

A proposta que querem ver debatida é abrir a possibilidade de criar um vínculo laboral à administração pública nos serviços com comprovada carência de pessoal, dependente do bom desempenho mostrado durante o cumprimento do programa de estágio.

Termos relacionados: Sociedade