You are here
Estado não pode continuar a ignorar antigos mineiros

No final de uma visita às antigas instalações da Empresa Nacional de Urânio (ENU) situada na Urgeiriça, concelho de Nelas, Catarina Martins afirmou que “ era bom que no próximo dia 22 de janeiro déssemos um passo para garantir a toda a gente o tratamento e que não haja mais injustiças, nem mais trabalhadores ou famílias excluídas da compensação que lhes é devida".
"No dia 22, vamos debater um projeto do Bloco para repor a justiça no acesso às pensões de invalidez, acesso à compensação por doença, compensação das famílias por morte, de pessoas que trabalhando nestas minas tiveram doenças, nomeadamente cancro e que têm sido alvo de uma injustiça, não tendo o apoio que o Estado lhes deve dar", sublinhou.
Para Catarina Martins a luta dos antigos mineiros tem permitido que tenham sido dados passos mas a legislação tem sido feita sempre de maneira a excluir alguns trabalhadores.
"Têm sido excluídos os trabalhadores que não estavam aqui no momento do fecho da mina, mas que aqui trabalharam vários anos e acabaram por ter as repercussões na sua saúde, com toda a radioatividade e radiação da mina", sublinhou.
Para a porta voz do Bloco, “o trabalho dos antigos mineiros foi feito em nome do país e porque lhes foi pedido, não trabalharam nas condições que decidiram mas que lhes deram, e acabaram por contrair doenças tão graves e devem ser apoiadas".
Refira-se que os antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) lutam há vários anos para que lhes sejam pagas indemnizações devido à exposição à radioatividade a que estiveram sujeitos.
O presidente da Associação dos Ex-trabalhadores das Minas de Urânio, António Minhoto, disse esperar que no próximo dia 22 "finalmente seja feita justiça", depois de uma luta que tem mais de 15 anos.
"Chegou a hora dos mineiros verem que a Assembleia da República cumpriu a sua missão, que a democracia venceu, e a dignidade e justiça foram repostas", concluiu.
Artigos relacionados:
Attachment | Size |
---|---|
![]() | 70.3 KB |
Add new comment