You are here

“Estado deve intervir e guardar a propriedade da banca”

Mariana Mortágua defende que "não é chamando Isabel dos Santos para a economia e para a banca que vamos resolver o problema da espanholização” da banca portuguesa.
Mariana Mortágua entrevistada pelo Observador

“Portugal está a perder o controlo do seu sistema bancário e é preciso arranjar uma forma de resolver isto”, afirmou Mariana Mortágua em entrevista ao observador, criticando a eficácia da solução negociada por António Costa para o BPI e BCP. “As intervenções que temos visto não têm sido para defender setores estratégicos, mas para distribuir poder ou favorecer determinados grupos económicos e empresas”, aponta a deputada bloquista.

“Neste momento, o capital privado não tem forma de gerir a banca de maneira a que corresponda aos interesses do país. Portanto, acho que o Estado deve intervir e guardar a propriedade da banca. No caso do Novo Banco é mais fácil porque basta não vender. Tal como não se devia ter vendido o Banif à pressa”, prosseguiu Mariana Mortágua, numa entrevista em que fala do processo de negociações com o PS para o último e também o próximo Orçamento do Estado, as divergências face a Bruxelas e o atual momento político em Portugal e no Bloco de Esquerda.

Veja aqui a entrevista completa:

Termos relacionados Política
(...)