Esquerda Europeia condena sanções e apela à libertação dos presos políticos na Bielorrússia

Reagindo à detenção do líder do partido "Um Mundo Justo", o presidente do Partido da Esquerda Europeia apelou à libertação de todos os presos políticos na Bielorrússia e opôs-se à ameaça de sanções ao país, considerando-as um instrumento que irá impedir o avanço de um processo democrático.
Heinz Bierbaum
Heinz Bierbaum, presidente do Partido da Esquerda Europeia. Foto PEE.

Pavel Katarzheuski, o líder do partido bielorrusso “Um Mundo Justo”, que integra o Partido da Esquerda Europeia, foi um dos detidos durante os protestos que se seguiram ao anúncio dos resultados das eleições presidenciais, que tem vindo a ser contestado pela oposição e denunciado como fraude eleitoral.

Katarzheuski foi entretanto libertado e o presidente da Esquerda Europeia, Heinz Bierbaum, reafirmou esta semana o seu apelo à libertação de todos os presos políticos, incluindo de outros membros do partido “o Mundo Justo” detidos nas manifestações que têm abalado o país nas últimas semanas.

“Observamos os acontecimentos na Bielorrússia com grande preocupação em relação ao que se irá passar no futuro do país. O rumo dos acontecimentos terá consequências para o desenvolvimento da Europa como um todo”, afirma Heinz Bierbaum.

O presidente do Partido da Esquerda Europeia apela ao fim da violência sobre os manifestantes e o respeito pelos direitos humanos, de expressão e reunião. “Tomamos posição pela autodeterminação democrática do povo. Por isso, opomo-nos a qualquer tentativa de intervenção externa, bem como à ameaça de sanções por parte da UE. Essas medidas não irão promover o necessário processo democrático, mas sim impedi-lo”, alerta Bierbaum.

O líder do PEE termina a mensagem com um apelo a “uma solução pacífica para o conflito que abra caminho à autodeterminação democrática”.

Termos relacionados Bielorrússia, Internacional