You are here

Espanha renova licenças de exploração da Central Nuclear de Almaraz

Apesar dos incidentes frequentes, o ministério da Transição Ecológica do Governo espanhol renovou as licenças de exploração para os Grupos I e II da central nuclear de Almaraz em Cáceres, a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa. Notícia publicada no portal Interior do Avesso.
Central Nuclear de Almaraz. Foto Wikipedia.

Estas serão as últimas licenças antes do início do encerramento da central nuclear espanhola. A agência noticiosa Efe cita fontes do Governo espanhol que afirmaram que o ministério da Transição Ecológica formalizou as ordens de renovação das autorizações, na sequência de um relatório favorável do Conselho de Segurança Nuclear (CSN).

No caso do Grupo I, a licença de exploração é prorrogada até 01 de novembro de 2027, e no caso do Grupo II até 31 de outubro de 2028. Segundo o Notícias ao Minuto, o pedido da renovação de licenças terá partido das empresas que atualmente exploram a instalação, designadamente Iberdrola, Endesa e Naturgy.

De acordo com um protocolo assinado em 2019 entre a Endesa e os proprietários das centrais nucleares espanholas, o seu encerramento ocorrerá de forma ordenada e gradual entre 2027 e 2035. Este protocolo tem em conta o Plano Nacional Integrado de Energia e Clima 2021-2030, segundo o qual, até 2030, 74% do sistema elétrico espanhol será abastecido por energias renováveis.

Recentemente têm sido registadas na central de Almaraz falhas graves e recorrentes de segurança, o que constitui uma ameaça para a saúde pública, tanto no Estado Espanhol como em Portugal.

O Bloco de Esquerda questionou recentemente a Comissão Europeia sobre as falhas em Almaraz. Já tinha questionado também na Assembleia da República o Ministério do Ambiente e da Ação Climática. A Assembleia Municipal de Castelo Branco também aprovou por unanimidade uma moção pelo encerramento definitivo da central.


Artigo publicado em https://interiordoavesso.pt/interior-do-avesso/espanha-renova-licencas-de-exploracao-da-central-nuclear-de-almaraz/

Termos relacionados Almaraz - ameaça nuclear, Ambiente
(...)