Espanha e França impedem desarmamento da ETA

Uma operação policial realizada na semana passada impediu a entrega e destruição de 15% do arsenal da ETA sob supervisão de personalidades ligadas ao processo de paz.
Madrid e Paris frustraram a operação de entrega de armas na passada quinta-feira.

A intenção do grupo independentista basco de se declarar uma “organização desarmada” vai continuar a enfrentar obstáculos por parte do governo espanhol – e também do francês. Prova disso foi a operação policial levada a cabo no País Basco francês na passada quinta-feira, quando se preparava mais um gesto simbólico de entrega e destruição de armamento e explosivos por parte da ETA, cerca de 15% do arsenal da organização.

A operação seria acompanhada pelo presidente de honra da Liga para os Direitos Humanos de França, Michel Tubiana, o sindicalista Michel Berhocoirigoin e o ecologista Jean-Noël Etcheverry, enquanto membros da sociedade civil. Mas tanto a Guardia Civil espanhola como a Direção Geral de Segurança Interna francesa goraram a operação, prendendo os dois últimos, tendo Tubiana sido impedido de entrar na casa onde se realizaria a entrega das armas.

“Queríamos dar um impulso ao processo, boqueado pelos governos francês e espanhol, procedendo a uma primeira destruição de armas e enviá-las às autoridades”, explicou Tubiana este sábado à rádio Europe 1.

Assim, o que seria uma entrega de armas voluntária por parte da ETA transformou-se numa apresentação policial de mais uma apreensão que “desbabaratou a ação propagandística” da ETA, segundo anunciou a polícia espanhola.

Em reação aos acontecimentos, o governo basco afirmou valorizar “qualquer passo unilateral destinado a um desarmamento efetivo e definitivo, e ao final ordenado da ETA”, sublinhando que esse processo deve ser “verificável e definitivo” e conduzir também à “dissolução” daquela organização.

Também o Fórum Social Permanente, uma entidade formada por personalidades bascas e internacionais para desbloquear o processo de paz, condenou a “atitude irresponsável” dos governos espanhol e francês. “Quebrando todos os padrões internacionais aplicados em casos semelhantes, ambos os estados, de forma completamente irresponsável, mandam uma mensagem clara à sociedade basca: não desejamos que a sociedade basca faça o desarmamento de forma ordenada”, afirma o Fórum em comunicado.