You are here

Escolha o melhor traje espacial para Marte

NASA põe à votação três opções, o traje Biomimetismo, o Tecnologia e o Tendências da Sociedade. Mas uma viagem tripulada para descer no planeta vermelho só ocorrerá depois de 2030...
A opção A. Votação vai até 15 de abril. Desenhos da NASA

A NASA pôs à votação na Internet três desenhos diferentes do seu traje espacial para os futuros colonos de Marte. Até ao dia 15 de abril, cibernautas do mundo inteiro poderão votar no seu favorito entre as opções A, B e C.

O traje é o primeiro testado no vazio total, o primeiro a ser desenvolvido com scanners laser 3D e hardware de impressão 3D e foi usado para concebê-lo o mais avançado sistema de estruturas resistentes a impactos.

A opção A é chamada de Biomimetismo, é inspirada nas capacidades bioluminescentes das criaturas aquáticas que vivem em grandes profundidades, com pele escamosa, e pretende refletir as qualidades que protegem alguns dos seres que enfrentam as piores condições do nosso planeta.

A opção B, a Tecnologia, presta homenagem aos trajes espaciais do passado, ao mesmo tempo que incorpora subtilmente características de futuro.

Finalmente, a opção C, ou Tendências da Sociedade, pretende antever o que será a roupa diária do futuro, com fio eletroluminescente e um esquema de cores brilhante.

Viagem só depois de 2030

A votação parece, porém, um pouco antecipada. Recorde-se que o programa espacial da NASA sofreu sucessivos cortes, e que foi até cancelado o desenvolvimento da nave que iria substituir os vai-vens espaciais.

Em 2010, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou que em 2025 os Estados Unidos irão desenvolver uma nova nave espacial que poderá levar astronautas para além da Lua e que até 2030 será possível enviar seres humanos numa viagem a Marte, em missão semelhante à da Apollo 8, de 1968, que preparou o “palco” para a Apollo 11 no ano seguinte. "Uma descida em Marte será a próxima etapa, e espero estar por perto para vê-la", finalizou Obama. Mas só depois de 2030. Até lá, os trajes provavelmente levarão uma grande volta...

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)