"Esboço do Orçamento inclui pontos essenciais do acordo”

Reagindo à apresentação das linhas gerais do orçamento, Mariana Mortágua saudou o “gesto simbólico” do documento ter sido entregue primeiro ao Parlamento, ao contrário dos anteriores que seguiam diretamente do governo para Bruxelas sem dar conhecimento aos deputados.
Foto Paulete Matos

Mariana Mortágua afirmou ao esquerda.net que ainda há muito trabalho a fazer na discussão do Orçamento de Estado para 2016, cujas linhas gerais foram hoje apresentadas pelo governo. “Ainda há muito para debater, e vamos aguardar pela versão definitiva porque ainda muito pode ser conseguido” para melhorar a vida das pessoas, acrescentou a deputada do Bloco.

A deputada bloquista sublinhou que “ao contrário dos anteriores, este documento foi entregue na Assembleia da República e não a Bruxelas sem passar pela Assembleia”, saudando o “gesto simbólico” que a decisão representa.

No que respeita ao conteúdo da proposta, Mariana Mortágua afirmou que os pontos essenciais do acordo subscrito entre o Bloco e o PS para recuperar os rendimentos, no que respeita a salários, pensões e apoios sociais, constam no documento agora conhecido.

"Está na altura de haver um Governo que entre respeitar compromissos internacionais - que nada têm a ver com o seu povo - ou respeitar os compromissos eleitorais que fez, respeite acima de tudo os compromissos internos e eleitorais. Não permitiremos que, em nome de uma qualquer subserviência a Bruxelas, este Governo quebre os compromissos que fez, quer com os eleitores quer com o Bloco”, acrescentou em declarações à Lusa.

Termos relacionados Política