You are here

Erdoğan aponta Alemanha de Hitler como exemplo de sistema de governo eficiente

O presidente da Turquia quer mudar a Constituição da Turquia para que o presidente deixe de ter um mero papel cerimonial e se transforme num verdadeiro chefe executivo, uma versão turca do sistema existente nos EUA, França e Rússia.

Recep Erdoğan afirmou esta sexta-feira que considera o período em que a Alemanha foi governada pelo líder nazi Adolf Hitler como um exemplo de sistema presidencial eficiente.

Após uma visita à Arábia Saudita, o presidente turco foi questionado durante uma conferência de imprensa com jornalistas sobre se era possível ter um sistema executivo presidencial mantendo a estrutura unitária de um Estado. "Já existem exemplos disso no mundo”, respondeu, dando o exemplo da “Alemanha de Hitler".

"Há exemplos mais recentes em vários outros países também", acrescentou, segundo avança a agência de notícias local Dogan.

Erdoğan quer mudar a Constituição da Turquia para que o presidente deixe de ter um mero papel cerimonial e se transforme num verdadeiro chefe executivo, uma versão turca do sistema existente nos EUA, França e Rússia.

Nas últimas eleições legislativas, envoltas em fraudes eleitorais e violações dos direitos humanos, o partido de Erdoğan, AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento, islamista conservador), venceu as eleições com 50% dos votos, elegendo 316 deputados, essencialmente no centro do país.

Esta semana, o AKP chegou a acordo com o principal partido da oposição - CHP, partido republicano e social-democrata para encetar esforços no sentido de forjar uma nova Constituição.

Termos relacionados Internacional
(...)