You are here

Ensinar a história da Revolução de 25 de Abril de 1974

A partir do próximo dia 6 de março, o Centro de Formação de Professores de Setúbal acolhe a ação de formação “Ensinar a História da Revolução de 25 de Abril de 1974”.
Foto Victor Valente/Direitos reservados.

A ação será dirigida aos professores de História dos ensinos básico e secundário (grupos 200 e 400) e do 1º ciclo (grupo 110). O formador será o professor e historiador Álvaro Arranja.

Os objetivos principais serão: conhecer a história da Revolução de 25 de Abril de 1974 e a história local nesse período; enquadrar os valores republicanos e democráticos da Revolução de 25 de Abril, numa dimensão de educação para a cidadania virada para a defesa dos princípios da democracia; aplicar novos recursos pedagógicos na prática letiva; produzir recursos pedagógicos adequados para melhorar a prática docente e fornecer aos participantes um suporte teórico-prático útil à sua prática letiva.

Ao longo das sessões serão abordadas a história dos últimos anos da Ditadura, os anos de Marcelo Caetano, a ação da oposição, a guerra colonial e a génese do movimento dos capitães, a Revolução de 25 de Abril e os acontecimentos de 1974-75, a Constituição de 1976 e a educação para a cidadania no quadro dos valores de 25 de Abril.

A inscrição para a ação pode ser feita no site do Centro de Formação.

Termos relacionados Sociedade
(...)