You are here

Encontro de Mulheres - Todas as Vozes Contam

A iniciativa terá lugar na cidade do Porto, no fim de semana de 10 e 11 de março, tendo três eixos temáticos: mulheres e precariedade, mulheres e violência e mulheres invisibilizadas. As ativistas convocam ainda para a Marcha Todas as Vozes Contam e para a Greve Internacional de Mulheres, no dia 8 de março.
Encontro de Mulheres - Todas as Vozes Contam
O Encontro de Mulheres pretende juntar todas as pessoas que se identificam como mulheres.

O encontro de mulheres é uma iniciativa de âmbito nacional que visa a criação de uma agenda transversal à diversidade das experiências de opressão e desigualdade vividas pelas mulheres no seu quotidiano.

Em 2018 a iniciativa terá lugar na cidade do Porto, no fim de semana de 10 e 11 de março, na Escola Artística Soares dos Reis. Os três eixos temáticos desta edição serão: mulheres e precariedade, mulheres e violência e mulheres invisibilizadas. 

“Sabemos que as condições de sub-representação agravam-se quando as mulheres experienciam outras formas de opressão como a cor de pele, estatuto social e económico, identidade de género e orientação sexual não normativa,religião, entre outras”, afirma o documento de apresentação. “Atendendo ao facto das mulheres ocuparem espaços de sub-representação em várias áreas da sociedade, desde a participação política, à esfera familiar, às decisões sobre os seus corpos e sexualidade, no direito ao espaço público, entre outras, queremos proporcionar espaços de participação e de reflexão coletiva”.

O Encontro de Mulheres pretende juntar todas as pessoas que se identificam como mulheres, sejam ou não feministas ou ativistas, bem como coletivos e associações, para participarem na criação de uma agenda transversal à diversidade das experiências de opressão vividas pelas mulheres. 

Face à realidade, as ativistas apresentam números que justificam esta mobilização: “O nível de diferenciação salarial é, em média, de 16.7%, ou seja, para trabalho igual temos menos dois meses de salário por ano. 53.6% das pessoas que ganham o salário mínimo nacional são mulheres. Somos quem mais trabalha a tempo parcial, com as consequências que essa situação tem nas pensões futuras (…) Somos nós quem continua a dedicar mais tempo às tarefas domésticas e de cuidado. Em média, trabalhamos em casa mais 1 hora e 45 minutos por dia do que eles.” 

Dois dias antes, a 8 de março, dia internacional da mulher, terá lugar uma manifestação nas ruas do Porto. A marcha Todas as Vozes Contam irá começar na Praça dos Poveiros, às 19:00. As organizadoras do evento associam-se também à Greve Internacional de Mulheres, convocada também para 8 de março, apelando a uma greve ao trabalho doméstico não remunerado e às tarefas de cuidado.

Consulte aqui o programa provisório do evento. 

Termos relacionados Março Feminista, Sociedade
(...)