You are here

Empresa belga põe chips em trabalhadores

Empresa de multimédia New Fusion decidiu implantar chips debaixo da pele de oito trabalhadores para impedir que percam os cartões de acesso ao edifício e ao sistema interno.
Funcionário da New Fusion no momento da colocação do chip subcutâneo.
Funcionário da New Fusion no momento da colocação do chip subcutâneo.

A empresa belga New Fusion de multimédia, tecnologia e marketing digital implantou chips subcutâneos nas mãos de oito trabahadores que, segundo a empresa, se ofereceram voluntariamente para a experiência.

A ideia, explicam, terá mesmo surgido de um trabalhador que se esquecia com frequência do cartão que lhe dava acesso às porta de entrada do edifício e ao sistema de informação interno. Aos trabalhadores que se recusaram a ter um chip implantado, a empresa ofereceu um anel que cumpre as mesmas funções.

Esta realidade que remete para um imaginário de ficção científica num cenário totalitário de controlo absoluto das vidas das populações já é realidade para muitos trabalhadores, apesar dos alertas das organizações de defesa dos direitos humanos e dos trabalhadores. Estima-se que, no mundo inteiro, dez mil pessoas tenham implantados chips para cumprir este tipo de funções. A prática é utilizada nos Estados Unidos há vários anos (mas foi proibida nos Estados do Wisconsin e Califórnia) e a sua utilização está a ser estudada na Suécia. Em alguns casos, o chip funciona até como cartão de multibanco, para que os trabalhadores paguem as suas refeições, por exemplo.

Em baixo podes ver um vídeo divulgado pela própria New Fusion do momento em que o chip é implantado na mão de um trabalhador.

 

Termos relacionados Internacional
(...)