You are here

Eleições no México: DESAPARECERAM TRÊS MILHÕES DE VOTOS

 AMLO CAMPANHAO candidato da esquerda mexicana, Andréz Manuel Lopéz Obrador (AMLO), denunciou uma massiva fraude eleitoral nas eleições presidenciais do passado domingo. O candidato denunciou uma série de irregularidades, da qual se destaca, o desaparecimento de três milhões de votos escrutinados e a não coincidência das actas eleitorais para das eleições presidenciais, do senado e do congresso.

A coligação de esquerda pediu uma recontagem geral dos votos e advertiu o Instituto Federal Eleitoral (IFE) para não tomar partido neste conflito: “o Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (PRPR) não é instrumento para declarar a vitória de ninguém”, e não pode servir para que o IFE declare os resultados eleitorais, sem que haja um apuramento transparente dos votos.
O candidato AMLO mostrou aos jornalistas uma fotografia em que se via a secção de voto 1019, em que a coligação de esquerda obteve 188 votos e no PRPR só foram contabilizados 88 votos. “Quer dizer, tiram-nos 100 votos, e como estes há inúmeros casos”, disse o candidato.
No diário La Jornada , o editor da opinião do jornal, Luis Hernández Navarro, considerou um verdadeiro “golpe de Estado”, a direita teria comprado votos, retirado oposicionistas dos cadernos eleitorais e lançado resultados informáticos que não correspondem aos votos em papel (veja-se artigo na integra).
Recorde-se que o PRPR tem até agora apurados 98,45% das secções e votos e que nessa contagem o candidato de direita, Felipe Calderón, ganha as eleições com 36,38% dos votos contra 35,34% de AMLO. 

Termos relacionados Internacional