Eleições no México: DÚVIDAS OBRIGAM CONTAGEM MANUAL

mexicoApesar do Instituto Federal Eleitoral considerar não estar em condições de anunciar um vencedor, o candidato de direita Felipe Calderón (PAN) garante ter vencido as eleições presidenciais mexicanas. Já com 98.45% dos votos contados, Calderón mantém-se à frente do candidato de esquerda López Obrador (PRD) por uma escassa margem de um por cento. Obrador vai exigir recontagem, que será manual e só deverá terminar no próximo sábado.

Obrador ameaça impugnar os resultados. O chefe da delegação de observadores da União Europeia, o espanhol José Ignacio Salafranca, do Partido Popular (PP), defende a a transparência das eleições. A calma do acto eleitoral na maior parte dos estados foi perturbada pela morte, aparentemente resultante de um assalto, de dois observadores do PRD a uma mesa eleitoral.

Nos últimos números divulgados, Calderón tinha 14.027.214 votos, (36,38%), López Obrador 13.624.506 votos (35,34%). Roberto Madrazo, o candidato do PRI, partido que esteve 71 anos no poder, não ultrapassou os 8,2 milhões de (21,47%).

Em 2000 o candidato do PAN, o actual presidente Vicente Fox, venceu as eleições, pondo fim à absoluta confusão entre o Estado e um PRI, partido que entra em decadência, mergulhado em escândalos e em corrupção.

Em eleições que são também regionais e legislativas, o PRD manterá o Governo da Cidade do México, conquistado há seis anos. Seja quem for o vencedor, não terá maioria no Congresso. Na câmara baixa, o PAN conquistou 33,72 por cento, o PRD 29,06 e o PRI 27,57. No Senado, os resultados são praticamente iguais.

Termos relacionados Internacional