You are here

Eanes: Otelo "tem lugar de proeminência" na História

As palavras de Ramalho Eanes contrastam com as do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que não quis reconhecer o lugar de Otelo na História de Portugal.
Otelo Saraiva de Carvalho. Foto de André Kosters | Lusa
Otelo Saraiva de Carvalho. Foto de André Kosters | Lusa

O ex-Presidente da República, Ramalho Eanes, defendeu que Otelo Saraiva de Carvalho tem direito a um “lugar na proeminência histórica”, de acordo com o jornal Expresso,  que divulga as declarações de Eanes na íntegra. Estas contrastam claramente com as proferidas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que afirmou ser “ainda cedo para a História o apreciar com a devida distância".

Para Eanes, Otelo “tem direito a um lugar na proeminência histórica”. O ex-Presidente da República acredita que “há homens que, num momento histórico, se ultrapassam, ganhando dimensão nacional, indiscutível, porque souberam perceber e explorar uma oportunidade histórica única, e sentir os anseios mais profundos do seu povo”.

“Otelo é uma dessas personalidades. A ele a pátria deve a liberdade e a democracia. E é esta dívida que nada, nem ninguém, tem o direito de recusar”, vinca Ramalho Eanes.

Termos relacionados Política
(...)