You are here

“É preciso acabar com a transferência de dinheiro público para o setor privado da saúde"

Catarina Martins lamentou a falta de investimento na saúde e afirmou que o Serviço Nacional de Saúde tem capacidade para facultar aos utentes meios de diagnóstico em hospitais públicos, em vez de recorrer ao privado.
“É preciso acabar com esta transferência de dinheiro público para o setor privado da saúde”, afirmou Catarina Martins. Foto de Paulete Matos
“É preciso acabar com esta transferência de dinheiro público para o setor privado da saúde”, afirmou Catarina Martins. Foto de Paulete Matos

Durante uma visita realizada esta quinta-feira ao Hospital Amadora-Sintra, a coordenadora do Bloco afirmou que “são preciso mais meios para saúde e saber onde é que podemos usar os meios que temos”, tendo acrescentado que “quase dois mil milhões de euros do Orçamento da Saúde vão todos os anos para o setor privado".

“É preciso acabar com esta transferência de dinheiro público para o setor privado da saúde”, defendeu.

O Governo tem todo o espaço de manobra para acabar com as Parcerias Público Privadas (PPP) e com a contratualização de serviços a privados que se podem fazer no público

“Este é o momento de investir no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta é talvez uma das áreas que menos mudou relativamente ao anterior governo. Estão a dar cada vez menos dinheiro à saúde", avançou a dirigente bloquista.

"O Governo tem todo o espaço de manobra para acabar com as Parcerias Público Privadas (PPP) e com a contratualização de serviços a privados que se podem fazer no público." declarou.

“Investimento no SNS recuou uma década”

Catarina Martins disse ainda que o investimento no SNS "recuou uma década" e que isso tem reflexos na "falta de equipamentos e de profissionais" nos hospitais públicos.

Por outro lado, Catarina Martins criticou o Estado ao estar a "contratualizar mais serviços a privados" e defendeu a necessidade da tutela eliminar as transferências para este setor.

Catarina Martins que estava acompanhada pelo líder parlamentar, Pedro Filipe Soares e também pelos deputados Moisés Ferreira e Isabel Pires, sublinhou ser necessário “apostar nos meios de diagnóstico em hospitais públicos, como análises clínicas e radiografias, para os quais há “capacidade” no público, mas que “está a ser contratualizado por privados porque não houve a gestão necessária”.

A parlamentar bloquista disse ainda ser natural que “quem vive do negócio privado não goste dessa decisão” e questionou: “Mas o que é que o Governo tem de fazer? Defender os privados ou os utentes do Serviço Nacional de Saúde?”

“Este é o momento de investir no Serviço Nacional de Saúde", sublinhou a coordenadora do Bloco. Foto de Paulete Matos

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)