You are here

Dois milhões de franceses assinam petição pelo clima

A petição contra a “inação climática” do Estado foi criada há menos de um mês por quatro ONG francesas. Neste breve período de tempo recolheu já mais de dois milhões de assinaturas. Os autores da petição colocaram também o Estado francês em tribunal.
Foto de Franck Schneider/Flickr

É a primeira petição online a ultrapassar a barreira dos dois milhões de assinaturas em França. Esta quinta-feira, os promotores anunciaram no seu site laffairedusiecle.net este número recorde.

A petição foi criada pelas associações Notre Affaire à Tous, Fondation pour la Nature et l’Homme, Greenpeace France e Oxfam France. Junta-se a um processo na justiça contra o Estado francês por estes não “respeitar os seus compromissos climáticos e proteger as nossas vidas, os nossos territórios e os nossos direitos”.

Os signatários criticam “Estados e atores económicos” que “permanecem surdos” face aos “inúmeros gritos de alarme dos mais frágeis, dos cientistas, das associações” e consideram que “os investimentos necessários para remediar à catástrofe deveriam ser financiados maioritariamente pelos mais favorecidos”.

Na mira da petição está sobretudo o Estado francês que “não cumpre os objetivos sobre a redução das emissões de gaz com efeitos de estufa” e que deveria tomar medidas “garantindo a justiça social.”

Segundo a petição estes desafios ambientais são globais e são “o assunto do século”.

Termos relacionados Ambiente
(...)