Diretora regional da cultura elogia ausência de investimento nas artes

06 de March 2018 - 11:18

Numa visita a Leiria, Celeste Amaro elogiou uma companhia que “vive sem pedir dinheiro” ou “incomodar a administração central”. Bloco questiona o governo sobre a competência da Diretora Regional para se manter no cargo.

PARTILHAR
Celeste Amaro, Diretora Regional de Cultura do Centro.
Celeste Amaro, Diretora Regional de Cultura do Centro. Foto de Carlos Jorge Monteiro, jornal Diário das Beiras.

“Vim cá a Leiria porque, por incrível que pareça, não me pediram dinheiro”, é assim que Celeste Amaro, Diretora Regional da Cultura do Centro nomeada pelo governo PSD/CDS, define uma companhia de teatro exemplar, algo que não existe “nem em Lisboa nem no resto do país”.  

Segundo o Diário de Notícias, na passada sexta-feira, a diretora regional declarou que esta era "uma lição de como um grupo de teatro profissional, com três atores, que se dedica de corpo e alma ao seu trabalho, vive sem pedir dinheiro, não incomoda a administração central", elogiando assim a companhia por não apresentar candidatura aos apoios da Direção Geral das Artes.

Foi por mão de Celeste Amaro que Diogo Gaspar, suspeito e sob investigação de roubar bens do Museu da Presidência da República, foi transferido para a Direção Regional de Cultura do Centro. Sobre a transferência declarou que “o facto de ele ser arguido não me interessa nada – atualmente, metade dos portugueses são arguidos”.

Numa pergunta entregue ao governo, os deputados Jorge Campos, Heitor de Sousa e José Manuel Pureza questionam a “visão distorcida do que devem ser as relações entre Estado e agentes culturais e uma profunda incompreensão dos fins a que se destina, e que justificam, o investimento público na criação artística”.

Para o Bloco, as declarações de Celeste Amaro “revelam a sua incapacidade em construir e manter uma saudável relação de trabalho, respeito e confiança recíproca com os agentes culturais da Região, o que é particularmente grave tendo em conta as obrigações específicas que cabem à instituição que dirige no âmbito da avaliação e acompanhamento dos projetos e das estruturas financiadas pelo Estado”.