You are here

Dia Mundial do Teatro: vamos ao D. Maria II sem sair de casa

Este ano a plateia estará no sofá porque o D. Maria II faz entrega ao domicílio, com dois espetáculos, uma sessão de poesia e o costumeiro podcast.
Teatro D. Maria II. Fotografia de Nan Palmero

Esta sexta-feira, 27 de março, celebra-se o Dia Mundial do Teatro. Não nos lembraremos da última vez que neste dia todas as plateias estiveram vazias de gente e todos os palcos vazios de vida, de luz e de festa. Mas este ano a plateia estará no sofá porque o D. Maria II faz entrega ao domicílio, com dois espetáculos, uma sessão de poesia e o costumeiro podcast.

As atividades começam às 11h, com A Origem das Espécies, criação de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo a partir da obra de Charles Darwin. O espetáculo é dirigido a crianças a partir dos 6 anos e poderá ser visto na sala online do Teatro. 

Na mesma sala será exibido, às 21h, o espetáculo Sopro, de Tiago Rodrigues, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Espetáculo em 2018. Este terá legendas em inglês e francês, bem como interpretação em Língua Gestual Portuguesa. 

Mas não só de espetáculos se faz esta programação. 

Maratona do Clube dos Poetas Vivos acontecerá às 14h em parceria com a Casa Fernando Pessoa, tendo Teresa Coutinho como anfitriã. A sessão será transmitida em directo no instagram e contará com mais de trinta convidados, entre eles Inês Dias, Lula Pena, Matilde Campilho, Rafael Gomes, Sara Tavares, Sofia Dinger, Vítor Alves da Silva e Wagner Borges. 

Segue-se TEATRA ao vivo, às 17h. Será também em directo no instagram que Mariana Oliveira irá orientar o podcast mensal do D. Maria II, em conversa com Albano Jerónimo, Elmano Sancho, Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, Inês Barahona e Miguel Fragata, Isabel Abreu, Manuel Coelho, Mariana Monteiro, Pedro Moldão e Tiago Rodrigues. Nesta edição especial do podcast a intenção é falar com os artistas “sobre o seu trabalho e a forma como se estão a adaptar a este momento particular”.

Este será um dia de celebração peculiar e adequado a tempos de excepção, esperando que brevemente os teatros se possam voltar a encher de luz e de gente.

Programa:
11:00 - A Origem das Espécies (sala online)
14:00 - Maratona Clube dos Poetas Vivos (IG)
17:00 - TEATRA ao vivo (IG)
21:00 - Sopro (sala online)

Termos relacionados #FicaemCasa, Covid-19, Cultura
(...)