Dia de luta dos trabalhadores do Lidl este sábado

Este sábado, 29 de fevereiro, o sindicato CESP avançou com um pré-aviso de greve para a multinacional Lidl em Portugal. Os trabalhadores lutam por melhores salários, protestam contra a repressão e exigem negociação à administração da empresa.
Protesto de trabalhadores do Lidl de Linho, Sintra, Foto de CESP

Segundo o sindicato dos trabalhadores do comércio, escritórios e serviços de Portugal (CESP), os trabalhadores do Lidl realizaram um conjunto de plenários em lojas e entrepostos ao longo do mês de fevereiro e decidiram convocar um dia de luta para este sábado. A escolha do dia 29 de fevereiro deve-se ao facto de ser o último dia do ano fiscal no Lidl, que “apesar de laborar em Portugal, implementa as directivas alemãs”, esclarece o sindicato.

As reivindicações de quem trabalha no Lidl, sintetizadas após os plenários, são, segundo o CESP:

• “Aumento dos salários em 90€ para todos os trabalhadores;

• Reposição dos 3 escalões remuneratórios a todos os trabalhadores e pagamento dos retroactivos aos trabalhadores penalizados com a criação de um quarto escalão;
  • Fim da pressão, repressão e perseguição aos trabalhadores;
  • Atribuição de subsídio de frio a todos os trabalhadores que trabalham em temperaturas controladas;
  • Preferência na ocupação de postos de trabalho a tempo inteiro ou aumentos de carga horária aos trabalhadores em part-time”.

Em comunicado sindical, o CESP refere que os trabalhadores pretendem que a administração aceite negociar com os representantes sindicais.

Termos relacionados Sociedade