You are here

Dezenas de mortos em atentado num estádio iraquiano

O Estado Islâmico reivindicou o atentado suicida desta sexta-feira num estádio de futebol em Iskandariyah, a sul de Bagdade. Pelo menos trinta pessoas morreram e 80 ficaram feridas.
Estado Islâmico perde terreno na Síria e Iraque e intensifica atentados bombistas.

O atentado foi executado por um bombista suicida no momento da entrega de troféus de um torneio e atingiu muitas dezenas de pessoas que assistiam ao evento desportivo. Segundo divulgou a ag~encia noticiosa do Estado Islâmico, citada pelo Washington Post, os alvos eram elementos de uma das milícias xiitas que combatem o Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

O atentado ocorreu horas depois do Pentágono anunciar a morte de Haji Imam, considerado um dos principais comandantes do Estado Islâmico, por militares dos EUA. É o segundo ataque em poucas semanas dos comandos norteamericanos a causar baixas no topo da hierarquia do Estado Islâmico, depois do Pentágono ter confirmado a morte do seu principal comandante, Abu Omar al-Shishani. Nas últimas semanas, o Estado Islâmico tem vindo a perder território no Iraque e na Síria.

Também esta sexta-feira, uma manifestação em Bagdade juntou milhares de apoiantes do líder xiita Muqtada al-Sadr em protesto contra o atual governo iraqiuano. Uma mensagem de al-Sadr lida aos manifestantes deu 24 horas ao primeiro-ministro Haider al-Abadi para remodelar o governo e apresentar reformas que combatam a corrupção.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)