You are here

Deutsche Bank vai ter pesada multa das autoridades dos EUA

As autoridades dos EUA querem aplicar a multa pelas responsabilidades do maior banco alemão na crise do subprime. As ações do Deutsche Bank estão em forte queda nas bolsas, nesta sexta-feira.
Deutsche Bank é o banco que apresenta mais riscos para o sistema financeiro global, segundo o FMI - Foto de Elliott Brown/flickr
Deutsche Bank é o banco que apresenta mais riscos para o sistema financeiro global, segundo o FMI - Foto de Elliott Brown/flickr

Esta quinta-feira, oito anos depois da falência do Lehman Brothers (15 de setembro de 2008) foi conhecido que as autoridades norte-americanas querem multar o Deutsche Bank em 14.000 milhões de dólares (12.400 milhões de euros), pelas suas responsabilidades na crise do subprime. O banco alemão já anunciou, em comunicado, que não chegará a acordo com as autoridades dos EUA com valores próximos dos anunciados, mas espera que nas negociações possam chegar a acordo por valores significativamente mais baixos, como aconteceu com outros bancos.

O anúncio desta multa fez-se sentir nesta sexta-feira nas bolsas, com as ações do Deutsche Bank a caírem entre 7 e 8%, ao início da manhã, nas bolsas europeias.

Uma das maiores multas aplicadas a bancos pelas autoridades dos EUA

Segundo o El Pais, os advogados do Deutsche Bank esperam conseguir nas negociações baixar a multa para valores próximos dos 4.000 milhões de dólares.

Mesmo que as negociações entre as autoridades norte-americanas e o Deutsche Bank tenham como resultado uma multa significativamente mais baixa, será uma das mais elevadas multas aplicadas a bancos, na sequência da crise financeira de 2007/2008.

As autoridades americanas já aplicaram multas, por motivos relacionados com a crise do subprime e os ativos tóxicos, a: Bank of America 16.650 milhões de dólares, em 2014; JPMorgan Chase, 13.000 milhões, em 2014; Citigroup, 7.000 milhões, em 2014; Goldman Sachs, 5.100 milhões em abril de 2016.

Deutsche Bank, um risco para o sistema financeiro

Note-se que o maior banco alemão já teve de pagar 1.900 milhões de dólares há dois anos, em multas devido à venda de ativos tóxicos.

Este ano, o Deutsche Bank falhou pelo segundo ano consecutivo os testes de stress da Reserva Federal dos EUA.

Em junho passado, o FMI considerou que o maior banco alemão é o que apresenta mais riscos para o sistema financeiro global. O Deutsche Bank detém derivados num montante equivalente a mais do triplo do PIB dos EUA, maior que o PIB mundial.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)